21 de agosto de 2007

Para ver o sol "renascer" quadrado

A justiça brasileira tarda. A americana não falha. Auto-intitulados bispos, Estevam Hernandes Filho e sua mulher, Sônia Haddad Moraes Hernandes, tiveram prisão decretada no estado da Flórida por entrarem nos Estados Unidos com 56 mil dólares não declarados. O juiz que proferiu a sentença não se comoveu com o choro, ranger de dentes e pedidos de misericórdia. Impôs aos vigaristas 140 dias de reclusão, cinco meses de prisão domiciliar e mais dois anos de liberdade condicional.

O histórico do casal no Brasil é mais nebuloso. Segundo a Folha de São Paulo, o Ministério Público apresentou denúncia na Justiça contra os bispos devido à criação de uma “igreja laranja” para desviar os processos destinados à Renascer em Cristo, franquia de templos propriedade dos Hernandes. O Ministério levantou que as empresas ligadas à igreja respondem por mais de 100 processos.

Ainda são acusados por crimes de estelionato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Nem o montante arrecadado nos dízimos se salva. O órgão afirma que o valor seria usado para pagar funcionários das empresas controladas pelos Hernandes. Diante de tantas irregularidades, a Justiça, enfim, determinou o bloqueio de bens e contas bancárias dos donos e das companhias ligadas aos religiosos.

O epísódio também é útil para confirmar um prognóstico que todos já sabem: a ineficiência do judiciário brasileiro. Uma pequena comparação: aqui, nem anos de investigações e várias acusações conseguiram pôr o casal atrás das grades. Lá, onde o buraco é mais embaixo, bastou dar o calote na alfândega para em alguns meses amargarem o xadrez. No Brasil, é uma festa de liminares. Assim mesmo, uma concedida após outra, e outra. Em uma dessas, o casal de golpistas conseguiu revogar o pedido de prisão preventiva e mandou-se para os Estados Unidos. Só não contavam com um reles detalhe: naquelas terras o crime não compensa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aluízioo parabéns! Esse texto ficou ótimo!! Adoro suas povocações, suas metáforas, desde o título até o fim!!
Mto bom mesmo, e de fato, a justiça brasileira tarda e falha... pelo menos alguem cumpriu o nosso dever neh! enfim...
vc tem futuro! sucesso!!heheh..
Beijos!