27 de agosto de 2007

Ode ao obscurantismo

E eu pensando que no Brasil, apesar de tanto charlatanismo e vigarice, ainda haviam limites para o fanatismo religioso. Ledo engano. Encontrei na rede o endereço da igreja Assembléia de Deus dos Últimos Dias. Em princípio, pensei ser mais uma das neo-pentecostais de influência norte-americana que infestam o país. Ao olhar a página com mais cuidado, o que se vê é a plena demonstração da ignorância; uma solene negação da própria individualidade em prol das insanidades de um pastor lunático. Abaixo, resolvi listar algumas das doutrinas mais insanas da seita.

NÃO TER IMAGENS – Qualquer tipo de seres criados por Deus, como: pessoas, vegetais, animais e flores, seres estrelares e aquáticos. Êxodo cap. 20 vers.4. “ A Bíblia relata que quando Deus criou os céus e a terra, não os criou para ficarem vazios, mas sim para que fossem habitados(Isaías cap.45 vers. 8), ou seja, tudo que Deus fez é um templo de vida. A cópia de um ser criado por Deus, torna-se morada de espíritos imundos, ministradores do mal, trazendo grandes malefícios, tais como: dissensões no lar, enfermidades, improsperidade e etc. Isto se deve ao fato de que podemos copiar, mas não temos poder de dar a vida.

NÃO TER OU NÃO ASSISTIR TELEVISÃO – Sabemos que hoje a televisão é um dos maiores meios de comunicação que temos, porém destrói vidas, tanto crentes quanto não crentes. Pois vemos que através dela somos cercados de mentiras e heresias, por exemplo: ela ensina o casal a trair, os jovens se viciarem, as crianças a serem desobedientes a seus pais, ao adolescente achar que já é dono de seu nariz, ao homem seguir após outros deuses e não ao verdadeiro Deus, ao homem e a mulher trocarem de sexo, o desejo e ação de matar e a homens corretos serem corruptos. Por isso não assistimos. Claro que usamos a televisão par alcançar vidas, mas não nos contaminamos com a tal.

NÃO TER HÁBITO DE LER JORNAIS OU REVISTAS - Devido o trabalho que efetuamos, através dos egressos do Sistema Penitenciário, a mídia Escrita está sempre nos procurando para saber mais do que desenvolvemos junto aos encarcerados. Sendo assim usamos os jornais e as revistas, quando há algo a respeito das causas de Cristo.

NÃO BEBER COCA-COLA: Motivos: não conhecermos sua procedência nem seus ingredientes. E estão cientificamente comprovados os seus muitos malefícios a saúde e revelado por Deus.I Co 3:16-18. Desde de 1990 que não ingerimos tal bebida, e há pouco tempo ouvimos rumores sobre um informe da Polícia Federal que ela contém uma droga prejudicial ao homem.

NÃO USAR CORES PRETA E VERMELHA: Seja em objetos, roupas, calçados e etc. Essas são cores usadas para identificação satânicas. Relata o cavalo vermelho que veio tirar a paz da Terra e matar os homens e o preto como juiz (somos conhecedores que não temos esta autoridade: de sermos juizes).

NÃO CRIAR ANIMAIS: Seja cachorro, gato, periquito, papagaio, peixes..., qualquer espécie ou tipo de bichinhos de estimação(pelúcia). Isto se dá aos animais serem seres irracionais, incapazes de se defenderem de ataques de espíritos malignos, trazendo males como enfermidades, dissensão, improsperidades e etc. Em Mc cap. 5 vimos um exemplo disto, onde os porcos não foram capazes de se defenderem dos demônios.

NÃO TER PLANTAS: Lembramos que as plantas também possuem vida. Em salmos cap. 148 vers 9, diz que os outeiros e árvores frutíferas louvam ao Senhor. Por isso não podemos tê-las presas em vasos. Pois também há possibilidade dos espíritos maus se esconderem nas tais, como nos animais.

CONFESSAR SEMPRE QUE PECAR - I Jo 1:8-10 / Tg 5:16 / Pv 28:13: Procurar o ministério da igreja ou seu dirigente, expondo tudo que tenha feito contrário as leis de Deus ou da igreja, sejam por palavras, pensamentos, atos, obras, sentimentos...Sem ocultar qualquer fato ou ação.

Quando o assunto é o sexo feminino, reduzem-no a quase nada. Cabe a mulher exercer apenas funções servis como dona e casa e, claro, depósito de esperma de seu respectivo varão. Lembro que o uso de anticoncepcionais é proibido. Assim, se tiver 10 filhos, tanto melhor. A fertilidade é uma graça divina. É claro, o pastor não vai ajudar a bancar as crias. Quanto às roupas, o universo não é lá muito diversificado. Só é permitido o uso do roupão (foto no início do texto). Também cabe a mulher ser "obediente, dependente, rendida a vontade de outro, conformada".

A maioria das fundamentações que sustentam as proibições são retiradas do Antigo Testamento. Temos aí, evidentemente, um problema de coerência. As doutrinas consideram válidas algumas regras lá escritas e ignoram outras. (apedrejamento, escravidão, violência etc). Ora, quem é o árbitro que determina o que pode e o que não pode ser resgatado do AT? Por que algumas regras persistem e outras não? Por qual motivo são mais válidas que outras? Enfim, não espero respostas convincentes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ah... bom tema!
Não dá pra entender o que leva alguém a aceitar viver assim, principalmente essas mulheres...

P.s.: Estava aqui pensando na possibilidade da Mila ter os problemas citados pelo pastor aí... O que será que ela seria capaz de fazer, como toda aquela ferocidade???
Pobre Mila...

Samuel Barbi disse...

Perplexo.
Sendo um assaz conhecedor de "seitas" e denominações evangélicas, eu já tinha o conhecimento de certas práticas da Assembléia de "d"eus. Entretanto, não tinha o conhecimento de um "código" ou legislação interna, tal como a apresentada em seu post. É muito estranho ver como as pessoas são capazes de desdobrar as palavras, de controlar e manipular as frases, as orações, para impor dominação sobre outras pessoas. Esse fato, infelizmente, não está presente somente na igreja, mas na política, nas teorias econômicas, na filosofia. E, sempre tem o mesmo resultado, domínio e manipulação dos "ignorantes" (aqueles que não tem o conhecimento, que não buscam ler com sua própria interpretação). Formular regras desse porte isenta as pessoas de procurarem as razões, de procurarem suas próprias regras no livro principal. Por isso, faz delas "burras", "emburrecidas"... Não há coerência em seguir algo que você não pesquisou, não leu, não buscou informações nas fontes primárias... E com a bíblia deveria ser assim, mais do que em todos os outros livros... Quem leu, toda ela, sabe muito bem o sentido de todas essas regras do antigo testamento, e não às trataria com o anacronismo imposto pela Assembléia de "d"eus e de tantas outras.
Não vou concluir meu raciocínio, pois a partir desse ponto ele deixa de ser imparcial e assume posição própria, mas fica aí a idéia:
Um marxista ferrenho, um leninista ou stalinista de convicção, ou um político de qualquer denominação, se fazem tão cegos quanto um religioso do porte da assembléia de "d"eus. A diversidade deve imperar, juntamente com a liberdade. Mas devemos erradicar a ignorância. Ler diversos autores, como sempre, é o melhor remédio!