18 de outubro de 2007

Doce discórdia

Leio no Yahoo.com.br: A polêmica escultura de chocolate de Jesus Cristo nu, do artista canadense Cosimo Cavallaro, será exibida numa galeria de arte de Nova York, depois de outra galeria cancelar a mostra cedendo a protestos de grupos católicos e ameaças de morte ao escultor.

No mínimo interessante. Dessa forma os "equilibrados" religiosos do ocidente se igualam àqueles do oriente pela qual, inclusive, fazem questão de manter uma certa distância. Não se diferem em nada do teocrada enlouquecido Aiatolá Ruhollah Khomeini, ex-líder espiritual do Irã, que em 1989 ordenou a fatwa contra o escritor britânico Salman Rushdie por este ter escrito um livro que contestava certas doutrinas do mundo islâmico. A fatwa, nas bandas orientais, é uma espécie de pena de morte. Em termos práticos, qualquer muçulmano ao cruzar com Rushdie no caminho deverá matá-lo. É absurdo, mas verdade. O sagrado conhecedor das leis santas de uma terra onde homossexuais são executados querendo legislar sobre a vida (ou morte) de um escritor britânico.
No caso do Cristo nu em chocolate, se os católicos não gostaram, que se limitem a ignorar a calórica e sacrílega obra. Além de ser uma estratégia mais inteligente, não remonta ao passado medieval da Igreja de Roma.

3 comentários:

Kami disse...

Acho que teria muita gente querendo experimentar desse chocolate...

Adicionei o seu no meu.

Gustavo disse...

Eu ví uma vez uma que era ainda mais "pecaminosa" que era a imagem de um Cristo Mulher com o busto de fora.

Gustavo disse...

Quando puder leia a entrevista com Roberto Torero que fiz para o
www.curtablog.blogspot.com