2 de outubro de 2007

Animais Futebol Clube

Assisti hoje no horário do almoço ao programa esportivo “Jogo Aberto”, da Band. O tema principal da edição abordou protestos e intervenções violentas de torcedores de futebol perante os fracassos de seus times. Não faltaram cenas de corintianos em combates com a polícia, flamenguistas enlouquecidos brigando entre si e botafoguenses destruindo o patrimônio do clube.

O torcedor de futebol fanático é um animal estúpido. Quando em bando, é de alta periculosidade. Trata-se de imbecil que não consegue separar a vida particular de uma entidade privada, caso dos clubes. Aliás, organizar protestos ou qualquer tipo de ação para melhorar o resultado das equipes é, a rigor, um ato estranho e quase sempre inútil (torcer, em si, também é uma coisa curiosa, mas deixemos isso de lado).

Um clube de futebol, apesar dos fatores emocionais que o envolvem, é uma entidade tão privada como uma empresa qualquer. Fazer quebra-quebra por causa do time do coração é como protestar por possíveis prejuízos das Casas Bahia, por exemplo. Legalmente, o torcedor não sofre prejuízo ou lucro nenhum com os resultados de sua equipe, seja lá qual forem. E não adianta objetar com o argumento do torcedor que gasta com ingresso, pois o futebol é uma incógnita e não existe garantia de vitória.

Claro, não sou um total estraga prazeres. Gosto de futebol e tenho acompanhado o campeonato brasileiro. Infelizmente, meu time, o Galo Mineiro, não anda bem das pernas e é ameaçado com o fantasma da segundona. Mas isso não me dá o direito de virar um vândalo enfurecido, como visto na reportagem. Xingar o juiz, gritar nas arquibancadas, comemorar o gol é legítimo e até saudável. É normal do futebol. Mas enquanto alguns mentecaptos não tomarem consciência do fato de existirem outras coisas mais importantes na vida, as cenas vão se repetir.

2 comentários:

Samuel Barbi disse...

Lulu...
Muitas Capitais do Tocantins para seu texto!!!^^
Gostei da alteração na temática...
Achei produtivo... =)
abraços, saúde e sorte!

Anônimo disse...

adorei a "capitais do tocantins"para o seu texto!haha criativo!

entao tomarei a liberdade de repetir...

Infinitas capitais do tocantins para seu texto aluízio!
a tematica dele é algo que sempre ficou intalada na minha garganta....